Bichinho de pelúcia no berço: pode ou não pode?

bichinho_de_pelucia

Saiba quais são as recomendações dos pediatras!

Os bichinhos de pelúcia são itens centenários. Desde os tempos em que os pais e avós de hoje em dia eram criança, esses brinquedos fofinhos já tinham espaço dentro do quarto do bebê e, consequentemente, no restante da casa. E assim como todos os outros objetos presentes na vida dos pequeninos, existe a preocupação em saber se há algum risco para o bebê ou não.

A recomendação dos médicos pediatras é que, no berço, não fique nenhum objeto, de nenhuma natureza, que possa causar sufocamento no bebê. Os ursinhos de pelúcia, normalmente, são feitos de tecidos que contém plumas, penas, fiapos e outros tipos de materiais que, se engolidos pelo bebê, podem trazer grandes problemas.

Atualmente, as recomendações médicas são exigentes até mesmo com outros adereços, como o famoso kit de berço, almofadas, travesseiros, tipo de colchão, brinquedos diversos e qualquer outro tipo de objeto que os bebês tenham contato.

O kit de berço não é mais uma recomendação, assim como outras almofadas que seja altas e macias, pois o bebê pode não conseguir virar e se sufocar. Brinquedos também devem ser evitados no berço, e de forma geral, porque se muito duros e barulhentos, podem atrapalhar o bebê e acordá-lo. Se muito macios e com partes que se soltam, podem causar o engasgo.

Com relação ao tipo de colchão, o recomendado é o modelo antirrefluxo. O colchão antirrefluxo da Sogni D’Oro possui inclinação de 45º, tornando-o seguro e confortável para o bebê dormir. E além de prevenir os episódios de refluxo e possíveis engasgos, o colchão também possui trava na parte inferior, para que o bebê não escorregue enquanto dorme, bem como barreira nas laterais, para que ele não caia.

2
O mais interessante é que o colchão pode ser utilizado em qualquer lugar: dentro do berço durante a noite, ou próximo aos pais durante as sonecas do dia e até mesmo em viagens. Porque o modelo não precisa ser fixado em nenhum lugar – sua base é forte, além de ter sido projetada para manter o bebê seguro o tempo todo.

Por fim, também é importante falar sobre a famosa naninha, que nada mais é do que um paninho ou um brinquedo, muitas vezes escolhido pelo próprio bebê, para dormir ao lado. Muitos bebês não conseguem dormir sem suas naninhas!

Nesse caso, é importante que, antes da escolha, as opções sejam compostas apenas por brinquedos e tecidos seguros. No caso dos brinquedos, verifique o selo do Inmetro de segurança e opte por algum modelo sem partes duas ou que se soltem.

Já os bichinhos de pelúcia são lindos objetos de decoração, que devem ficar em uma altura que o bebê não alcance. Durante o dia, ele pode brincar com os bichinhos com a supervisão de um adulto.

Com algumas preocupações, seu bebê estará sempre seguro!