Dicas para melhorar o sono do bebê (e o seu)

52019750 - young mother is holding her sleeping newborn baby

Ter rotina noturna, além de outros hábitos, faz toda a diferença!

Quando um bebê nasce, a rotina dos pais muda completamente – principalmente no que diz respeito à hora de dormir. Não é fácil manter o sono em dia quando se tem um recém-nascido em casa, e isso se mantém durante, pelo menos, o primeiro ano de vida do pequeno.

Mas, será que é de fato necessário passar por transtornos noturnos? É claro que a realidade varia de bebê para bebê, mas, em geral, existem algumas dicas que com certeza irão te ajudar a transformar o sono do seu filho em algo mais constante. Consequentemente, você também conseguirá dormir melhor!

Abaixo você encontra dicas que te ajudarão a criar uma rotina noturna para a sua família (sim, isso envolve pais e bebês). Coloque em prática e perceba os benefícios!

Dica nº 1: Músicas e sons relaxantes

É cientificamente comprovado que músicas e sons tranquilos estimulam o relaxamento muscular e mental. Pegar no sono, então, torna-se apenas consequência. Você pode optar pelas músicas clássicas mais tradicionais, ou outras opções. Na internet, é possível encontrar sons da natureza e até mesmo sons do útero, que acalmam e relaxam os bebês.

Dica nº 2: Mamada antes de dormir

Muitos bebês acordam no meio da noite porque estão com fome. Isso é normal, porque o leite materno é digerido muito facilmente. Para evitar que seu bebê acorde por esse motivo (ou que, ao menos, demore algumas horas a mais para acordar), uma mamada antes de dormir pode ser a solução. Assim, ele se sentirá satisfeito por mais tempo.

Dica nº 3: Colchão antirrefluxo

Episódios de refluxo podem acontecer em pessoas de qualquer idade, mas durante o primeiro ano de vida os episódios são mais comuns e frequentes. E o refluxo pode ser ainda mais recorrente, uma vez que você adote a dica da mamada antes de dormir, que é importante, mas é preciso ter esse cuidado.
Por isso, o colchão antirrefluxo fará com que seu bebê durma mais seguro e você mais tranquila. Para saber mais informações e adquirir o colchão antirrefluxo do seu bebê, clique aqui.

Dica nº 4: Pouca luz

Muito brilho atrapalha qualquer pessoa a dormir, imagine, então bebês, que estão aprendendo sobre o mundo e recebendo diferentes estímulos. Então, quanto mais iluminado o ambiente estiver, menos relaxado estará o seu bebê, que ficará atento a tudo o que estiver enxergando. Ambientes com pouca luz ajudam o corpo e a mente a relaxar e a pegar no sono com mais facilidade.

Dica nº 5: Temperatura do quarto

Ambiente muito frio ou muito quente incomoda a qualquer um, não é mesmo? Porém, quando se trata do quarto dos bebês, há um fator ainda mais importante em relação a isso: bebês ainda não têm o organismo totalmente formado e fortificado. Por isso, ambientes com temperaturas muito altas ou muito baixas podem ser perigosos.

Mantenha o quarto em uma temperatura neutra, e vale também prestar atenção com o ambiente externo: se a noite estiver fria, aqueça o quarto, e vice-versa. Se for um dia seco, mantenha um umidificador funcionando para ajudar na respiração. Não tem umidificador de ambientes? Sem problemas! Você pode colocar uma toalha molhada com água fresca dentro do quarto, por exemplo, que já irá ajudar.

Dica nº 6: Água também é relaxante

Um ótimo aliado para a hora de dormir é o banho. Prepare um banho com água morna (atenção, água quente pode machucar a pele do bebê! A água deve estar apenas levemente amornada), diminua a luz do banheiro e cante músicas de ninar enquanto banha o seu bebê.
Com carinhos suaves, água morna e o relaxante barulho da água, seu bebê estará muito relaxado ao deitar no berço!

Dica nº 7: Brincadeiras

Brincar é divertido e todo mundo gosta. Mas as brincadeiras e jogos mais excitantes e agitados devem ficar para a primeira parte do dia. O ritmo deve diminuir conforme o horário de dormir se aproxima. Porque, mesmo que você siga todas as dicas anteriores, uma única brincadeira de cinco minutos, que seja mais animada, pode estimular o seu bebê e deixá-lo acordado por horas.

Dica nº 8: Rotina de sono

Bebês precisam de rotina. Por isso, horário para dormir e para acordar é importante, assim como horário para se alimentar (no caso dos bebês que já passaram da fase de mamadas em livre demanda) e se divertir.
Isso ajudará muito, pois, em poucas semanas, o bebê ficará naturalmente mais sonolento conforme a hora de dormir se aproxima. Afinal, seu corpo já terá se acostumado com os horários que você estipulou.

É claro que um bebê é um ser humano, não uma máquina. Provavelmente, algum dia, essa rotina não será seguida, mas isso não é motivo para pânico. Isso é completamente normal. O importante é fazer com que a rotina noturna seja seguida sempre que possível.