Ambiente seguro para o bebê dormir

ambiente_seguro

Dicas para que o quartinho do bebê não contenha armadilhas disfarçadas!

Logo depois da euforia e da grande emoção que sentimos ao descobrirmos uma gravidez, uma das primeiras coisas quem vem à mente (e que permanece no pensamento até de fato ser concretizado) é o projeto do quarto do bebê.

Cada dia que passa, novas ideias de decoração surgem na mente, novas referências incríveis aparecem na internet e, definitivamente, torna-se um hobby pensar em como montar o quartinho dessa nova vida!

Mas, muito além da decoração, praticidade e beleza desse espaço, é preciso também pensar em questões de segurança, para que o seu baby esteja sempre seguro e protegido. É preciso prestar atenção em todos os detalhes, porque até mesmo coisas que eram consideradas de proteção no passado, hoje, já foram descartadas pelos médicos.

Pois é! A medicina, a modernidade e a tecnologia andam alinhadas quando o foco é a proteção dos bebês (ainda bem!), e sempre surgem novas informações para que as mamães deixem os quartinhos dos pequeninos ainda mais protegidos.

Abaixo, você encontra as principais dicas para tornar esse espaço tão lindo e amado em um local mais seguro para o seu filho. Confira:

Dica #1: Colchão

2

Essa é uma das principais dicas de segurança. O colchão certo faz toda a diferença para a segurança e qualidade de sono do seu filho. O colchão antirrefluxo da Sogni D’Oro previne episódios de refluxos, muito comuns nos bebês, principalmente durante o primeiro ano de vida. Não se esqueça de que o refluxo pode levar a engasgos sérios que podem ter consequências severas. Então, melhor prevenir, não é?

Dica #2: Barras laterais do berço

O berço é um item utilizado pelo bebê durante uma fase de constante mudança: os primeiros meses de vida. Nascem tão pequeninos! Mas, cada dia que passa, crescem de forma potencial. Ainda bem, não é?

Crescimento é sinônimo de saúde!

Mas, é preciso tomar alguns cuidados: as barras laterais do berço não podem ser muito distanciadas uma da outra, para não correr o risco de o bebê prender a cabeça. Também é importante pensar na altura: lembre-se que os bebês crescem rápido, e quanto mais baixo o berço for, mais cedo ele conseguirá ficar em pé e possivelmente inclinar o corpo para fora.

Dica #3: Protetor de berço

Apesar de muito amados no passado, os kits de protetor de berço foram deixados para trás. Já é consenso médico que esses protetores não só ajudam a acumular pó no berço, como também dificultam a circulação de ar no local. Ou seja, seu pequeno bebê pode encontrar dificuldade de respirar (causando tonturas e mal-estar) justamente por causa do protetor.

Dica #4: Travesseiro

E falando em circulação do ar, travesseiros e almofadas convencionais podem ser extremamente perigosos para os bebês. Apesar de muito confortáveis e relaxantes para os adultos, quanto mais fofo e alto o travesseiro for, mais perigoso ele se torna para os pequenos. Explicamos o porquê:

Os bebês ainda estão desenvolvendo sua força muscular da coluna e do pescoço. Se o travesseiro for alto e macio e, por consequência, a cabeça do bebê afundar ao se deitar, ele não terá força de se levantar, podendo levar a um episódio de asfixia.

4

O travesseiro NAP baby – RN da Sogni D’Oro evita esse tipo de situação por completo. Ele é confeccionado em espuma visco-elástica, antimicrobial e com espuma perfurada, que auxilia a boa ventilação do travesseiro, evitando o sufocamento!

Dica #5: Almofada de amamentação

Pode parecer bobeira (principalmente para as mamães de primeira viagem), mas não é. Principalmente para as mamadas da madrugada, é muito importante que o bebê esteja bem posicionado para mamar, e que a mamãe também esteja confortável nesse momento, porque o tempo de uma mamada pode variar de 10 minutos a uma hora!

1

Então, uma boa almofada de amamentação faz toda a diferença. A almofada da Sogni D’Oro te ajuda a encontrar a posição perfeita, tanto para você quanto para o seu bebê!

Dica #6: Enfeites pequenos

Botões, pingentes, zíperes, cordões e qualquer outro tipo de detalhe pequeno da decoração do quarto pode ser facilmente engolido pelos pequenos. A recomendação é que não haja nada no quarto com menos de 10 cm de diâmetro e, mesmo assim, deve estar fora do alcance das crianças.

Dica #7: Posição do bebê

Já foi o tempo de os bebês dormirem de bruços para evitar o engasgo. Dormir de bruços aumenta (e muito) os riscos de SIDS, a Síndrome da Morte Súbita do Lactente. Hoje, portanto, a recomendação é que os bebês durmam de barriga para cima, bem como acontece quando o pequeno é posto para dormir no colchão antirrefluxo da Sogni D’Oro!

Já sabe: quarto do bebê seguro é sinônimo de menos riscos e mais tranquilidade. Atente-se aos pequenos detalhes e seu pequeno estará sempre protegido!