O bebê precisa mamar de 3 em 3 horas?

3_em_3_horas

E se ele estiver dormindo, deve ser acordado para mamar?

Desde os primeiros dias de vida, o bebê costuma dormir muitas horas por dia – durante o primeiro mês, os bebês costumam dormir entre 16 e 18 horas! É claro que todo esse tempo é fracionado, e os pequenos acordam várias vezes.

Em média, bebês recém-nascidos dorme de três a quatro horas seguidas. Depois de poucos meses, alguns bebês já conseguem dormir por mais tempo – não é raro encontrar pequenos que durmam da meia noite às seis horas da manhã, por exemplo.

E então, surge a dúvida: devo acordar meu filho, de três em três horas, para mamar? Em geral, se o seu filho está crescendo e se desenvolvendo normalmente, não. Pode deixar que seu filho durma tranquilamente!

Além disso, vale dizer que, caso seu filho sinta fome, muito provavelmente ele acordará e te chamará para solucionar esse problema – não se esqueça de que fome é uma das razões que faz o bebê chorar.

Inclusive, a amamentação em livre demanda durante os primeiros seis meses de vida é o mais indicado pelos pediatras. Nesse caso, os bebês podem mamar sempre que sentirem fome, sem ter a necessidade de um horário específico para se alimentar.

E para as muitas vezes inevitáveis mamadas da madrugada, a dica é utilizar uma almofada de amamentação que te ajude a encontrar uma posição segura e confortável durante aquele período. Escolher a almofada correta é imprescindível, conheça a almofada da Sogni D’Oro!

almofada_sognidoro

Então, observe o desenvolvimento do seu filho e não abra mão das visitas ao pediatra. Caso esteja tudo bem, ele pode dormir à noite toda (aproveite esse tempo para descansar também)!

Uma boa ideia é acrescentar à rotina da casa uma mamada antes de dormir e outra logo ao acordar, assim ele dormira ainda melhor, e você ficará mais tranquila. E claro, não se esqueça de proporcionar ao seu filho um ambiente seguro para dormir. O colchão antirrefluxo previne episódios de refluxo e deixa o bebê em uma posição correta e confortável.

Caso queira saber mais dicas de como tornar o quarto do seu pequenino mais seguro para ele, clique aqui e leia uma matéria em nosso blog sobre o assunto – está recheada de dicas importantes!