Rituais para a hora de dormir

rituais_para_dormir

Crie uma rotina do sono e perceba as mudanças positivas que irão acontecer!

Quando um bebê nasce, a rotina de toda a família muda, principalmente a dos pais, é claro. E apesar de tudo mudar, é o sono que é mais prejudicado. Afinal, acordar durante a madrugada se torna habitual no dia a dia dos novos pais.

E não há muito o que possa ser feito, porque quando o bebê precisa acordar, ele acorda. E ainda bem que isso acontece! Afinal, já imaginou se os pequeninos ficassem sofrendo de fome ou cólica, por exemplo, enquanto dormem?

Porém, mesmo que essa seja uma realidade que não deve (e nem precisa) ser modificada por completo, há formas de melhorar essa situação! A melhor maneira de voltar a ter qualidade de sono é criando rituais para a hora de dormir da família que, com o tempo, se tornarão uma rotina do sono.

E sim, você leu corretamente: os rituais para a hora de dormir devem ser adotados por toda a família, e não apenas pelo bebê. Afinal, família agitada é sinônimo de bebê agitado, e assim por diante. Então, papai e mamãe, preparem-se para adotar novos hábitos em casa, como podem ver abaixo.

Defina horários

Definir horários é um dos itens mais importantes na rotina do sono. É preciso, primeiramente, definir o melhor horário para que seu filho vá dormir. Você conseguirá perceber qual a melhor opção de horário de forma natural, com o passar do tempo e costume com o bebê.

Assim que definir um horário para que o bebê se deite, defina um horário para a última mamada, para o banho, brincadeiras noturnas e última troca de fraldas antes de dormir.

É importante lembrar que bebês gostam de rotina e se adaptam rapidamente a elas. Eles se sentem mais confortáveis quando entendem o que está acontecendo, e logo o pequeno organismo deles se habitua as novas regras.

Porém, lembre-se de que se trata de um bebê, e não de um relógio. Vez ou outra, pode acontecer de dormir um pouco mais cedo ou mais tarde, até mesmo dependendo de fatores externos – como estar na própria casa ou numa viagem, por exemplo.

Brincadeiras

Durante a tarde, esgote as energias do pequenino brincando bastante! Mas, conforme a hora de dormir se aproxima, as brincadeiras mais agitadas devem ser deixadas de lado. Opte por formas de diversão mais tranquilas, como desenhos calmos ou contar histórias, por exemplo.

Banho

O banho é uma ótima ferramenta para ajudar a relaxar o bebê. Tente diminuir a luz do banheiro para criar um clima ainda mais relaxante, mas não escuro demais a ponto de o bebê não conseguir enxergar você e se localizar. Deixe a luz principal desligada, e opte por um abajur ou pela luz do corredor. Tente não brincar muito durante o banho, apenas o suficiente para tornar o momento gostoso.

Quarto do bebê

O quarto do bebê faz toda a diferença no tempo em que ele irá demorar para pegar no sono. O ambiente precisa ser tranquilo, sem muitas luzes, distrações e objetos barulhentos. O berço do bebê é um dos principais itens que precisam ser observados.

O berço não deve conter muitos acessórios e apetrechos de decoração e brinquedos, não só para que não distraia o bebê na hora de dormir, mas também por questão de segurança, para que o bebê não engasgue ou se enforque.

Falando em segurança, o colchão também é muito importante para uma noite tranquila de sono. O colchão antirrefluxo da Sogni D’Oro dá ao pequenino uma posição confortável e segura para dormir, prevenindo episódios de refluxo e possíveis engasgos durante a noite.

2

Não deixe de adquirir um para seu filho! Em nossa loja virtual, o pagamento pode ser feito em até três vezes sem juros!

Tom de voz

Meia hora antes da hora de dormir, comece a falar com o bebê utilizando um tom de voz mais calmo, relaxado e levemente mais baixo. Isso também ajudará o bebê a relaxar!

Música

O poder da música é milenarmente conhecido. Em qualquer lugar do mundo, todo mundo sabe o quanto a música é poderosa para inúmeros fins, como, inclusive, para relaxar o corpo e adormecer.

Você pode cantar músicas calmas e de ninar, ou colocar algumas músicas para tocar em seu celular ou outro aparelho. Além de músicas de ninar e outras que sejam calmas, uma ótima opção é colocar sons que imitem o som do útero ou da água na natureza – é fácil encontrar na internet!

Hora de dormir

Então, já sabe: defina os horários e crie uma rotina de afazeres. Vá brincando de forma mais tranquila, fale em um tom de voz mais brando. Depois da última mamada, dê um banho morno e relaxante em seu bebê.
Enfim, defina os rituais que mais se encaixam na realidade da sua família. Em pouco tempo, todos terão muito mais qualidade de sono. Aproveitem a nova fase e bons sonhos!