Saiba mais sobre o sono do bebê

sono_do_bebe

Quando um bebê chega em nosso lar, tudo muda. É um misto de sentimentos e emoções que não sabemos explicar. Tudo é realmente mágico, mas também muito desafiador e intrigante.

É difícil tomar decisões a respeito de situações que nunca vivemos antes, por isso é tão importante recolhermos o máximo de informações possíveis a respeito do desenvolvimento infantil, assim conseguimos acompanhar nossos pequenos em suas descobertas e aprendizados.

Sono do bebê

Em relação à hora de dormir, vale saber que os bebês passam por diferentes estados (também chamados de fases) do sono, assim como as demais pessoas. É um ciclo, que passa por fases de sono mais leves e outras mais profundas.

Os estágios de sono do bebê vão da semiconsciência ao sono leve, depois o estágio com sonhos e, por fim, o sono profundo, que é no estágio que mais descansamos e recarregamos nossas energias.

O nosso sono funciona como um ciclo. E isso também vale para os bebês! Então, a ordem é a seguinte: semiconsciência (sonolência) > sono leve > sonhos > sono profundo > sonhos > sono leve > sonolência > acordar.

Mas, apesar de esse ciclo existir tanto para bebês quanto para adultos, ele não dura o mesmo intervalo de tempo, e é por isso que bebês acordam com mais frequência durante a noite. Principalmente quando são bem pequenos e novinhos e precisam acordar para mamar – afinal, seu estômago ainda é pequeno e, por isso, não consegue armazenar grandes quantidades de leite de uma única vez.

Vale dizer, inclusive, que nós adultos também completamos esse ciclo mais de uma vez por noite, porém muitas vezes não percebemos, pois atingimos as fases de sono mais leve por poucos segundos e apenas mudamos de posição, por exemplo.

Então, nosso “instinto natural” é virar de posição ou simplesmente virar a cabeça de lado para voltar a dormir. Já os bebês costumam resmungar um pouquinho ou reclamar. Isso não significa que estejam com dor ou precisando de você. Significa, no entanto, que estão passando por uma fase de sono leve, e logo voltarão a dormir.

Por isso, não é necessário verificar o seu bebê e pegá-lo no colo cada vez que ele resmungar de noite. É necessário apenas ficar atenta algumas noites para conseguir diferenciar um pequeno reclame advindo da fase leve do sono de um choro de fome, por exemplo. Essa tarefa se tornará mais fácil com o tempo, acredite!

Os bebês sonham?

Muitas pessoas acham que os bebês não sonham; acham que a habilidade de sonhar é desenvolvida a partir do momento que somos capazes de guardar memórias, ou seja, apenas quando somos um pouco mais velhos.

Porém, os bebês são capazes de sonhar até mesmo antes de nascerem! Isso mesmo, já na barriga da mamãe, a partir do sexto ou sétimo mês de gestação, os bebês já são capazes de sonhar – inclusive, os sonhos são responsáveis por alguns dos chutes que as mamães levam em suas barrigas!

E os pequenos príncipes e princesas sonham bastante. Os recém-nascidos passam em média 80% do tempo de sono no estágio do sono, e esse estágio é essencial para que os pequenos armazenem seus aprendizados do dia. Portanto, deixemo-nos sonhar!

Vale lembrar que os bebês possuem uma necessidade muito diferente das dos adultos no que diz respeito às horas de sono, pois eles estão em uma fase de desenvolvimento e aprendizado contínuo – para saber mais sobre quantas horas os bebês precisam dormir em cada fase da vida, clique aqui.

E se quiser dar ainda mais qualidade de sono para o seu bebê – e mais tranquilidade para você –, a Sogni D’Oro possui apenas produtos que ajudam o seu bebê a ter um sono mais tranquilo e relaxado, além de mais seguro. Conheça nossos produtos em nossa loja on-line e adquira os seus: www.sognidoro.com.br/loja