Dicas para prevenção de acidentes domésticos com bebês

A maioria dos acidentes que acontecem nos primeiros meses de vida do bebê são associados a alguma distração dos pais, uma vez que nessa idade os nenéns são integralmente dependentes dos adultos. E como você não quer que nenhum imprevisto aconteça com seu pequeno no lar, separamos algumas dicas de prevenção de acidentes domésticos com bebês.

Os acidentes que acontecem em casa são as principais causas de morte entre crianças de 1 a 14 anos no país, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, correspondendo a mais de 3 mil casos por ano, além de haver mais de 100 mil casos de hospitalizações para essa faixa etária, normalmente devido a quedas e queimaduras. 

Portanto, para evitar que qualquer imprevisto aconteça com o seu pequeno, continue lendo este post para saber quais são os acidentes domésticos mais comuns e como preveni-los. Confira!

Asfixia

Os bebês são muito curiosos e podem introduzir pequenos objetos na boca, especialmente na fase de crescimento dos dentinhos; por isso, não deixe ao alcance do bebê objetos como botões, moedas e pequenas peças de brinquedo. 

Os brinquedos de crianças mais velhas devem ser guardados em locais separados dos brinquedos dos menores na prevenção de acidentes domésticos com bebês.

É muito incômodo saber que o bebê pode ficar sem ar ao tentar engolir algum objeto, correndo risco de vida se os pais não agirem rapidamente. No entanto, caso isso aconteça, o que os pais devem fazer, segundo o ministério da Saúde, é colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas).

Depois, vire o bebê de barriga para cima, também em seu braço, e faça mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente retirar o objeto da boca do bebê de modo delicado. Para realizar esses procedimentos, é necessário que o bebê esteja consciente.

Se não conseguir retirar o objeto, continue fazendo as compressões até a chegada a um pronto socorro ou hospital. 

A asfixia também pode acontecer por meio da alimentação, quando os bebês engasgam. Se o bebê já ingere comidas sólidas, tenha o cuidado de cortar em pedaços pequenos as frutas, por exemplo, e não dê alimentos muito duros, como balas ou castanhas, para a prevenção de acidentes domésticos com bebês. Fique sempre perto do seu filho pequeno quando ele estiver se alimentando. 

Sufocamento

Outra dica é evitar o uso de almofadas e edredons grandes em bebês com menos de um ano de idade. Essas peças podem cobrir o rosto do neném e sufocá-lo, uma vez que eles não conseguem movê-los do rosto. Deixe o cobertor ou lençol de preferência sobre o peito e debaixo dos bracinhos. 

Além disso, o recomendado é que eles durmam com a barriga para cima, para evitar o refluxo e também para evitar que haja obstrução da respiração, que pode acontecer se as vias aéreas deles estiverem pressionadas contra o travesseiro ou o colchão.

Nesse sentido, os colchões antirrefluxo deixam o bebê na posição correta para dormir e evitam a regurgitação, de modo a impedir a asfixia e o sufocamento. 

Como medida de prevenção de acidentes domésticos com bebês, deixe também sacos plásticos foram do alcance, para evitar que seu filho pequeno os coloquem no nariz e na boca. 

Um ponto importante também é não amarrar brinquedos, bonecos ou até mesmo chupeta à roupa do bebê ou deixá-los em volta do seu pescoço com uma cordinha, pois a cordinha ou a fita podem causar estrangulamento. 

Se há corrimões com mais de 6,5 cm na varanda e nas escadas, é necessário cobrir com tábuas ou outros materiais de segurança, já que o bebê pode tentar atravessar o local com o corpo, mas a cabeça pode ficar presa. 

Quedas

Seu bebê já começou a engatinhar? Quando os bebês já estão engatinhando, eles sobem em superfícies como sofás e escadas, aumentando o risco de sofrerem quedas. 


Algumas medidas que os pais podem adotar é colocar portais de segurança para impedir que subam escadas, manter móveis baixos longe de janelas, ter janelas com grades de segurança, evitar para-choques nos berços, pois os pequenos podem subir neles e cair para fora do berço. 

Para prevenção de acidentes domésticos com bebês, nunca os deixem sozinhos em cima da cama e é importante também não deixar que o neném fique sob os cuidados de outra criança. 

Queimaduras

Evite cozinhar segurando o bebê no colo. A área do fogão deve ter acesso dificultado para o bebê. Se possível, coloque um portãozinho de segurança na entrada da cozinha.

Outro cuidado é o de não utilizar ou manipular álcool e substâncias inflamáveis quando o bebê estiver próximo. Além disso, mantenha fósforos e isqueiros longe de bebês e crianças. 

Uma dica relevante também é que as tomadas elétricas devem ter algum tipo de proteção para evitar que os bebês tenham contato com essa superfície. Os fios elétricos não podem ficar disponíveis no chão, pois se o bebê colocá-los na boca pode sofrer choque elétrico.

Intoxicação

É preciso também muito cuidado para não deixar recipientes com cosméticos abertos e acessíveis ao bebês, uma vez que eles podem engolir os produtos e sofrer intoxicação. Como prevenção de acidentes domésticos com bebês, o mesmo vale para frascos de remédios, comprimidos e produtos de limpeza. Esses itens devem ser mantidos em locais altos e de difícil acesso para o bebê. 

Caso o pequeno ingira algum desses produtos, não tente fazer com que ele vomite. O indicado é levá-lo às pressas para o hospital.

Afogamento

As situações de afogamento podem acontecer na piscina, mesmo nas pequenas de plástico, na banheira ou em baldes. Basta que tenham alguns centímetros de água e este risco existe. 

Para evitar contratempos, quando for utilizar a área da piscina em sua casa, ou na casa de outras pessoas, coloque boias e coletes de proteção no bebê e fique sempre por perto quando ele estiver na água. Não deixe baldes com água pela casa nem piscinas infláveis no quintal se você não puder supervisionar o pequeno. Também não deixe o bebê sozinho na banheira na hora do banho.

Uma quantidade de apenas 2,5 cm de altura de água já é suficiente para causar afogamentos em bebês. Então, esteja bem atento para evitar que algo grave aconteça. 

Vimos algumas dicas para prevenção de acidentes domésticos com bebês. Uma recomendação também é que os pais tenham um kit de primeiros socorros para lidar com acidentes e ferimentos pequenos, caso ocorram.

Você já se envolveu em algum acidente em casa com bebês? Conte para nós  nos comentários como foi lidar com essa situação. Compartilhe também este post com seus amigos e familiares!

 Se você gostou deste post, leia também este sobre os benefícios da música para o desenvolvimento infantil!