Posições para segurar o bebê no colo

Segurar o bebê no colo é uma das formas de reforçar o vínculo entre a mãe e o bebê. A ideia de que colocar demais o bebê no colo deixa a criança mimada é uma percepção equivocada e que não é endossada por especialistas. 

Estudos de universidades renomadas, como Harvard, relatam que o colo é indispensável para o desenvolvimento físico, psíquico e emocional das crianças. 

É no colo que o bebê encontra acolhimento e afeto da mãe ou do pai. É uma conexão única que ambos trocam e que ocorre até mesmo quando as crianças estão mais crescidinhas. Que mãe ou pai não colocou a criança de oito anos no colo porque estava chorando por algum motivo? 

Quando os indivíduos crescem eles continuam desenvolvendo outras formas de afeto como abraços e palavras de conforto para terem alguma dor emocional aliviada.

O bebê chora para comunicar algo que o incomoda e o colo oferece proteção. E é melhor o excesso de colo que a falta dele. 

Continue lendo este post para saber então algumas posições para segurar o bebê no colo

O bebê apoiado no antebraço

Caso o bebê esteja deitado, passe um mão por baixo do pescoço e da cabeça  e a outra nas costas. Não deixe a cabeça dele cair para trás. Levante o bebê e coloque a cabeça dele e o pescoço no antebraço. 

Apoie o bebê de frente

Sente-se em algum lugar confortável e mantenha a coluna ereta. Apoie o bebê em suas pernas segurando-o com as duas mãos e observe os movimentos dele. Você também pode colocá-lo de frente enquanto estão deitados de lado. 

Coloque o bebê apoiado em um dos ombros

Essa posição é indicada para depois da amamentação. Segure as nádegas dele com uma mão, e com a outra o pescoço e a cabeça. Use o cotovelo para levantar o bebê e o braço para apoiá-lo. Alterne os ombros de vez em quando. 

Posição de enrolamento

Na posição de enrolamento os bebês ficam com a cabeça e os quadris voltados para o umbigo nos primeiros meses de vida. Ela traz segurança e equilíbrio para o neném. Deixá-lo esticado e com as pernas sem apoio trazem desconforto para o bebê nessa fase. 

Carregador de bebê

Se for utilizar um carregador de bebê, a posição dele deve ser sempre na vertical, respeitando a curvatura mais acentuada da coluna vertebral dele. As pernas dele devem ficar levemente abertas, uma de cada lado, e com os joelhos acima da linha dos quadris. Os pés ficam para fora do tecido.  

Posição canguru

Essa posição é utilizada para o recém-nascido prematuro internado em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, com estímulo à presença dos pais. Os pais o colocam na posição canguru, que consiste em uma posição vertical junto ao peito da mãe ou do pai.

Esse método estimula o aleitamento materno no contato precoce da criança. Estudos apontam que o volume de leite na alimentação é maior se o bebê tiver contato pele a pele com a mãe. A posição canguru permite a estimulação sensorial adequada e  um melhor desenvolvimento do recém-nascido de baixo peso. 

Recém-nascidos

Os recém-nascidos não controlam ainda os movimentos da cabeça e do pescoço. Se você não tiver cuidado ele vai deixar a cabeça cair para trás quando for segurá-lo. Para pegar o recém-nascido no colo, deslize as mãos pelas costas do bebê se ele estiver deitado até que o pescoço dele fique apoiado no seu antebraço.

Assim, você vai pegá-lo em uma posição horizontal sem que haja muita movimentação. Faça isso com suavidade pois eles são muito delicados. Ao colocá-lo de volta no berço mantenha o seu corpo o mais próximo possível até colocá-lo na superfície. 

Posições para amamentar

Cada mãe pode se adaptar melhor a uma determinada posição que traga mais conforto para ela e o bebê na hora de amamentar. Não existe uma única posição correta. Com a prática você pode ir testando para buscar uma forma de segurar o bebê tranquila e aconchegante.  

Confira agora algumas posições para segurar o bebê na hora da amamentação:

  • Posição tradicional

Se o bebê estiver amamentando do lado direito, ele recebe o apoio do lado direito. Depois de sentar no sofá com a coluna ereta, deixe a cabeça do bebê apoiada na dobra o cotovelo e alinhada ao corpinho dele. Você pode usar também um travesseiro entre as pernas e o bebê. De preferência escolha um sofá ou poltrona que tenha apoio para os braços. 

  • Posição transversal 

Nessa posição você ficará sentada também. O bebê ficará de frente para você, com a sua barriga em contato com a dele. Você deve segurar o bebê com o braço oposto ao da mama. Ou seja, use o braço esquerdo para amamentar com o seio direito. 

Segure a cabeça do bebê com a mão aberta e com a mão livre apoie o seio por baixo. Não precisa se inclinar para frente. Você pode usar apenas o braço para aproximar o bebê da mama. 

  • Posição invertida

Essa posição é mais confortável para a mãe que está se recuperando de uma cesárea ou que tenha seios grandes. Ela alivia o peso no abdômen. Sente-se e segure o bebê deitado com o seu cotovelo dobrado. O seu antebraço será utilizado para apoiar as costas do bebê. Apoie a mama com a outra mão.

Se você tem gêmeos, você pode usar essa posição para amamentar um bebê de cada lado.

  • Deitada de lado

Amamentar deitada de lado também é uma opção para quem fez cesárea. Após se deitar de lado, ponha o rosto do bebê de frente para o seu seio. Apoie o corpo dele com o braço segurando a cabecinha dele. Com a outra mão leve o mamilo até a boca do bebê. Você pode usar o outro braço para se apoiar na cama. 

Uma dica também que muitas mães já conhecem é trocar de seio na amamentação, para prevenir a mastite.

  • Posição para bebê com refluxo

Bebês com que refluxo se distraem com mais facilidade na hora de se alimentar, então procure um ambiente calmo para amamentá-lo. Uma posição indicada é a posição dos gêmeos, ou posição invertida, passando ele debaixo do braço. Se ele já é um pouco maior, pode tomar a mamadeira sentado em sua perna em posição reta. 

Vale lembrar também que os colchões antirrefluxo também ajudam bastante a evitar que o leite “volte” na hora de dormir. Quando o leite volta no refluxo o ácido do estômago machuca o esôfago do bebê, então é bom estar atenta a maneiras de minimizar e eliminar esse desconforto.

Leia mais sobre o colchão antirrefluxo da Sogni D’Oro aqui.

O que não pode fazer ao segurar o bebê no colo

  • Segurar o bebê pelos braços, pelas mãos ou pelos cotovelos; isso pode lesionar as articulações
  • Deixar o corpo do bebê distante do peito
  • Deixar as mãos livres se estiver usando um sling; se ele se soltar o bebê pode cair
  • Deixar que as vias aéreas dele fiquem obstruídas quando segurar ele contra seu peito

Como vimos, existem diversas forma de colocar o bebê no colo para que ele se sinta acolhido. O colo tem muitos benefícios. Deixa o bebê mais tranquilo, melhora o desempenho das funções de seu organismo e favorece o desenvolvimento dos sentidos. 

Espero que tenha gostado das dicas!

Leia também o post sobre os benefícios do colchão antirrefluxo para fornecer  conforto e a proteção ao bebê.