Qual é a posição ideal para o Bebe dormir?

Nos anos 1970 e 1980, o certo era o neném, desde recém-nascido, dormir de barriga para baixo. Entendia-se, naquele momento, que isso ajudaria a coluna a se fortalecer e a cabeça a se firmar melhor sobre o pescoço.

Hoje, a orientação é exatamente o oposto. A posição certa para o bebezinho dormir e passar a noite é de barriga para cima! A explicação faz sentido. De lado ou de bruços, ele respira o mesmo ar que expirou. Cheio de gás carbônico e com pouco oxigênio, o que não é bom para o funcionamento do corpo e pode, em última instância, ser um facilitador para a síndrome da morte súbita.

Mas se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, fica de olho aqui no nosso post.

O que é a Síndrome da Morte Súbita no Lactente (SMSL)?

A morte súbita é uma doença multifatorial cuja incidência diminui progressivamente a partir do 6º mês de vida. Para evitar a sua ocorrência, além de não colocar o bebê para dormir de bruços, ou de lado, visto que estas posições aumentam as chances do bebê inalar gás carbônico excessivo, ter asfixia por compressão das vias aéreas e comprimir os órgãos;  é importante que os pais não coloquem objetos no berço, como protetores, cobertores, ou até mesmo naninhas; vista o bebê de maneira adequada para o clima do dia; e acalme o bebê antes de dormir, não esquecendo de esperar cerca de 30 minutos, caso ele tenha sido amamentado recentemente.

Vale lembrar que os cuidados devem ser redobrados no caso de bebês prematuros, já que eles costumam ser mais frágeis por conta da imaturidade do sistema cardiorrespiratório.

Veja quais são as recomendações para o sono do bebê

1- Posição correta

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso.

Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida. Quando aprendem a se virar sozinhos, devem ser deixados na posição que adotam naturalmente.

2- Onde dormir

A orientação da SBP é para que os bebês durmam em seu próprio berço, e não na cama dos pais. O colchão deve ser firme e bem adaptado ao berço, coberto por um lençol. Se o colchão for mole, o bebê pode afundar e seu rosto ficar encoberto, prejudicando a respiração.

Caso prefira, o berço pode ser posicionado no quarto dos pais, o que pode facilitar o socorro caso algo aconteça. Você também pode utilizar berços móveis para transportar o bebê pela casa e deixá-lo sempre por perto.

Se for cobrir o bebê, prenda o lençol ou o cobertor ao redor do colchão, para que fique firme e não tenha risco de cobrir o rosto do bebê. Deixe sempre os bracinhos para fora da coberta.

Em caso de mais de um filho, é importante que cada um tenha seu berço.

3- Superaquecimento

Evite agasalhar demais o bebê na hora de dormir, pois isso dificulta os movimentos e pode superaquecê-lo. A temperatura do quarto deve ser agradável. Não coloque o berço do bebê perto do ar condicionado, janelas abertas ou de outras fontes de frio ou calor.

4- Objetos no berço

Não coloque protetores de berço, fraldas, almofadas, travesseiros, brinquedos e outros objetos no berço que possam tapar sua cabeça e causar asfixia.

Suas noites de sono podem ser mais tranquilas também, já conhece nosso colchão anti refluxo?

Colchão Anti Refluxo Sogni d’Oro

A Sogni d’Oro traz para o Brasil um colchão especial para bebês com problemas de refluxo.

Projetado para garantir um sono perfeito, o produto se destaca por favorecer a saúde e o bem-estar da criança, minimizando em muito o problema.

Desenvolvido com tecnologia de ponta, conforto e segurança. Essas três características resumem nosso colchão anti-refluxo, usados nos hospitais São Luis e Sabará.

O colchão é composto por enchimento atóxico, em um composto de espuma em visco elástico, densidade 23 e espuma densidade 23 D, revestido em tecido 100% algodão de 100 fios.

*Acompanha cinto de segurança.

Quer obter mais informações sobre nosso produto? Clique abaixo e tire suas dúvidas:

QUERO VER MAIS DETALHES DO COLCHÃO