Saiba como prevenir a morte súbita em bebês

A síndrome da morte súbita em bebês é um tema delicado e até mesmo constrangedor. Mas não podemos deixar de falar sobre essa questão. Entre as mortes de bebês com menos de um ano de vida, ela prevalece como principal fator.

Existem formas de preveni-la, mas não é preciso entrar em pânico. Conhecer suas causas contribui bastante para evitar que algo inesperado aconteça com os bebês. E como todos os pais querem proteger seus filhos da melhor forma possível, entender esse tema é relevante para manter os devidos cuidados.

O que é a morte súbita em bebês

Trata-se de um caso de óbito imprevisto e que, aparentemente, não tem causa. Ela ocorre durante o sono do bebê, em geral à noite, sendo que o bebê era saudável e não apresentava quaisquer sintomas. A falta de explicação permanece, inclusive, após investigações, como autópsia. 

É uma situação muito traumática que normalmente acontece quando o bebê tem entre um mês e um ano de vida e, em quantidade maior, até os seis meses. Não significa que os pais foram negligentes nem há evidências de que a causa é hereditária. 

Causas

Embora não tenha uma causa aparente, é possível identificar alguns fatores; por exemplo, problemas no desenvolvimento do sistema nervoso, da respiração e dos batimentos cardíacos. 

Entre os fatores de risco da síndrome da morte súbita em bebês, dormir de bruços facilita sua ocorrência. A posição correta de sono para lactentes é com a barriga para cima, pois dormir com a barriga para baixo pode obstruir as vias aéreas do bebê.

Nesse sentido, os colchões antirrefluxo são um aliado não apenas para prevenir a morte por refluxo, mas também a morte súbita. 

Outros favores de risco são nascimento prematuro, ter mãe adolescente e ausência de pré-natal ou seu inadequado acompanhamento.

Como prevenir

Há alguns passos simples que os pais devem adotar como prevenção para esse tipo de óbito. Confira a seguir.

  • Não cobrir o bebê com muitas roupas de cama

Não é aconselhável cobrir o bebê com muitas roupas de cama. Um edredom ou manta já são suficientes. Eles devem ficar presos abaixo das axilas do bebê e os braços devem ficar livres para movimentação. 

  • Evitar o superaquecimento

Da mesma forma que deve-se utilizar apenas uma roupa de cama, é preciso se preocupar se bebê não está excessivamente aquecido. Por exemplo, com muitas roupas de frio além do edredom na hora de dormir. A temperatura ideal é entre 18ºC e 21ºC, acima disso pode ser perigoso para o caso de síndrome de morte súbita em bebês.

  • Não deixe objetos próximos ao bebê no berço

Para evitar a asfixia do bebê, é importante não deixar fraldas, brinquedos, almofadas e outros objetos próximos ao neném quando ele for dormir. Eles não conseguem retirar esses objetos de perto rosto caso ele se movimente, então é recomendável esse cuidado. 

  • Não fume perto do bebê

Estudos indicam que a fumaça do cigarro, por meio do fumo passivo, é um fator de risco para a morte súbita. Então, evite o cigarro perto do bebê por esse motivo, mas também para prezar pela saúde dos pulmões do lactente. As toxinas do cigarro interferem nos sistemas respiratório e pulmonar do neném. 

  • O bebê deve dormir de barriga para cima

Apenas em casos de malformações das vértebras é preferível que os bebês durmam de lado. De modo geral, dormir de bruços é a posição menos segura. Os bebês perdem calor pela face, então essa posição também pode causar também aquecimento na região do rosto. 

Como já dito, a posição mais segura para os bebês dormirem é de barriga para cima até a idade de um ano. Há uma falsa crença de que eles devem dormir de lado, mas dormir com a barriga para cima diminui em três vezes o risco da síndrome da morte súbita em bebês. 

Para evitar que o bebê regurgite durante o sono nessa posição, os colchões antirrefluxo tem a inclinação adequada para evitar o refluxo. 

Para saber mais sobre colchões antirrefluxo, acesse neste link. 

  • Troque as posições do bebê quando ele estiver acordado

Quando o bebê está acordado, ele pode ficar deitado em diferentes posições e não apenas com a barriga para cima. Isso ajuda no desenvolvimento muscular e de defesas do bebê.

  • Os bebês não devem dormir na cama dos pais

É indicado que os bebês, até os seis meses, durmam no mesmo quarto que os pais, mas eles não devem dormir na mesma cama. Esse fator eleva o risco da morte súbita, uma vez que a acomodação do bebê é mais irregular nesse local.

Portanto, algumas ações simples contribuem significativamente para evitar que a síndrome da morte súbita em bebês. Os pais devem estar atentos para esses cuidados para que o neném tenha um sono tranquilo e protegido. 

Se você gostou deste post também vai gostar deste outro sobre como lidar com os primeiros dentinhos do bebê!

Colchão antirrefluxo

O colchão antirrefluxo da Sogni D’Oro é desenvolvido especialmente para proporcionar a melhor correção postural e dar segurança às mamães. 

Ele combate os efeitos negativos do refluxo, pois eleva o bebê a 45º, influindo positivamente no processo digestivo e impedindo que o leite volte e que o bebê regurgite, o que também evita as azias e dores abdominais no bebê. 

O apoio na parte inferior mantém o bebê estável, impede o deslizamento e possui formato exclusivo na parte central para que o bebê não gire, mas também não impede a movimentação da criança. 

O colchão é feito com as medidas apropriadas, tem enchimento antiácaro e antimofo, espuma em visco elástico e é revestido em tecido 100% algodão de 100 fios. 

Sogni D’Oro tem como missão a busca contínua de soluções para o bem-estar dos bebês.