Segredos para criar uma rotina para o bebê

 

Quando o bebê tem hora para dormir, comer e brincar, a vida de seus pais — e também a dele — fica muito mais fácil.

Cabe a você decidir o que incluir na sua rotina. Há a rotina normal de banho, vestir pijama, ler uma história, um pouco de mimo ou jogar um jogo tranquilo. Certifique-se apenas de que escolhe uma atividade que ajude o bebé a acalmar. E embora possa começar a rotina na casa de banho ou na sala de estar, pense que deve sempre acabá-la no quarto do bebé. É importante que o quarto do bebé seja um local agradável, e não apenas um sítio onde o coloca à hora de dormir.

Preparamos alguns conselhos que podem ajudar você nesta criação de rotina.

4 Passos para criar a rotina de sono do seu bebê

1- Ajude seu bebê a perceber a diferença entre o dia e a noite

Nas primeiras semanas de vida, muitos bebês trocam a noite pelo dia, dormindo muito durante o dia e ficando totalmente acesos quando começa a escurecer. Um passo muito importante para que seu bebê entre na rotina é ajudá-lo a diferenciar o dia e a noite.

Durante o dia, mantenha a casa bem iluminada e com os ruídos normais (telefone, televisão, aspirador de pó), mesmo que o bebê estiver dormindo. Faça exatamente o contrário à noite.

2- Aprenda a interpretar os sinais do bebê

Enquanto você procura a melhor maneira de estabelecer horários para o bebê, você encontrará ajuda em sites, livros, através do seu pediatra e também de outros pais. A melhor informação, no entanto, virá do próprio bebê. É ele quem vai lhe dizer exatamente o que precisa e quando, você só tem que aprender a ler os seus sinais.

Conforme os pais vão convivendo com o bebê, a informação que recebem é processada através de sua própria experiência. O “instinto” paterno e materno se desenvolve quando os pais começam a conhecer o temperamento da criança e a aprender o que funciona melhor com seu bebê.

3- Ajuste os horários do bebê conforme a idade dele

Quando o bebê finalmente entrar em um horário previsível, vai ser hora de mudar de novo! Conforme ele for crescendo, seu filho precisará de menos sonecas durante o dia e mais estímulos e brincadeiras. Ele também precisará de alimentos sólidos, começando com uma refeição por dia e aumentando gradualmente.

 

À medida que essas mudanças no desenvolvimento da criança acontecem, seus horários mudam também. Para ter uma ideia do que esperar, leia mais sobre o desenvolvimento do bebê e veja nossos exemplos de horários para bebês que só tomam leite, bebês que estão começando a comer outros alimentos e bebês que já almoçam e jantam.

4- Espere mudanças perto de surtos de crescimento

Você já pensou como seu filho muda no primeiro ano de vida? Ele quase triplica de peso e realiza grandes façanhas, como sentar sozinho, engatinhar e até andar.

Também há momentos ao longo do primeiro ano em que o bebê parece querer mamar mais: são os chamados surtos de crescimento, momentos em que o bebê muda de patamar na quantidade de leite que toma, para sustentar um rápido desenvolvimento.

Nesses períodos, e sempre que aprende algo importante, é comum o bebê fugir dos horários normais. Pode que ele tenha mais fome, precise dormir mais ou volte a acordar várias vezes no meio da noite. Aguente firme!

Erros ao estabelecer a rotina de sono

Um dos erros mais comuns ao estabelecer a rotina de sono do bebê é não ter regularidade. Outro erro é o adulto achar que a criança tem que se adaptar ao horário do adulto.

Por fim, um outro erro comum é um dos pais chegar mais tarde em casa, no meio do ritual do sono e querer realizar atividades agitadas com o pequeno.

É um período de adaptação, e é uma fase, tudo passa, fique firme na constância da rotina, até que o bebê, crie este hábito.