Como prevenir assaduras em bebês

Saber como prevenir assaduras em bebês é algo que todas as mães buscam para evitar esse incômodo que os filhos podem sentir nos primeiros meses de vida.

Outra denominação para assadura é dermatite de fralda. A irritação acontece devido a uma resposta inflamatória da pele à umidade e a fatores como urina e fezes na fralda por um longo período. Se não for tratada, pode causar ferimentos cutâneos, descamações e até sangramentos.

Os bebês ficam incomodados, choram e tendem a rejeitar essa “vestimenta”. Os principais sintomas são o aspecto avermelhado da pele, dor e coceira. Para saber como lidar com essa situação, acompanhe as dicas para evitar que surjam assaduras no bebê!

Adote boas práticas de higiene

Ter o hábito frequente de higiene em relação ao bebê é uma das principais formas de prevenir o aparecimento de assaduras.

Se as fraldas demoram muito tempo para serem trocadas, pode ocorrer a ação de fungos ou de outros micro-organismos na região genital e nas nádegas do bebê.

Nessa dica de como prevenir assaduras em bebês, é recomendado utilizar algodão e água morna para limpar o pequeno quando ele urinar na fralda, além de trocá-la sempre que estiver úmida.

O ideal é fazer a troca de fralda no máximo a cada 3 horas, mesmo que não esteja suja, para evitar que a umidade, a falta de ventilação e o contato com a pele provoquem irritações.

Se a fralda estiver suja de fezes, use sabão e água morna para limpar o bebê, utilizando movimentos leves.

Uma dica é deixar a água morna em uma garrafa térmica à disposição, para quando for trocar a fralda.

Use sabonete neutro

Você utiliza qual sabonete para dar banho no seu bebê? Os sabonetes comuns podem causar irritação na pele dos pequenos.

 Para evitar que isso aconteça, opte pelo sabonete neutro, que é o indicado por especialistas. Prefira os lenços umedecidos apenas nos casos em que você esteja com o bebê fora de casa.

Teste diferentes fraldas

Outro passo de  como prevenir assaduras em bebês está relacionado à marca ou ao material da fralda.

Pode ser que a fralda que você esteja utilizando tenha algum composto que causa alergia no bebê. Nesse caso, o ideal é fazer um teste com diferentes marcas para observar se o problema desaparece. 

Preste atenção na alimentação do bebê

Dependendo de como é a alimentação do bebê, as fezes e a urina podem se tornar mais ácidas, o que leva à aparição de assaduras.

Quando os alimentos sólidos são iniciados no cardápio do bebê, eles devem ser ingeridos em pequenas quantidades e com alguns dias de intervalo para a repetição daquele mesmo alimento.

Isso facilita a verificação de qual comida pode estar causando a irritação ou alergia.

Alimentação materna

Como a alimentação materna pode causar assaduras no bebê? A alimentação da mãe interfere na qualidade do leite que é fornecido ao bebê.

Alimentos industrializados e frutas ácidas podem causar irritações intestinais no pequeno. Então, ela também deve prestar no que ingere enquanto está em fase de amamentação. Se achar necessário, pode procurar um nutricionista para a recomendação de uma dieta favorável.

Evite o talco

Temos mais uma dica de  como prevenir assaduras em bebês: evitar o talco. O uso do talco pode atrapalhar o arejamento na região das fraldas, de forma a irritar a pele. Ainda, se o bebê inalar o pó pode ter problemas respiratórios.

Retire a fralda do bebê

Retirar a fralda do bebê por alguns minutos durante a troca de fralda é uma medida para ajudar a evitar a assadura.

O contato constante do material com a pele favorece o aparecimento de irritações. Então, deixe ele descansar da fralda um tempinho antes de colocar outra.

Não exagere nas pomadas

Os cremes que têm em sua composição o óxido de zinco agem como barreira contra elementos causadores da assadura.

Porém, não passe pomada demais nas nádegas do bebê para prevenir assaduras, pois o local poderá ficar mais irritado. Isso acontece porque o excesso de pomada pode atrapalhar a respiração da pele. Se a quantidade for pequena, apenas uma fina camada, não há problemas.

Se você colocou uma quantidade maior de pomada, retire o excesso. E lembre-se de retirar toda a pomada quando for trocar de fralda. 

Redobre os cuidados em dias mais quentes

Por fim, a última dica de como prevenir assaduras em bebês é ter maiores cuidados no verão. Se a temperatura mais elevada, pode ocorrer o surgimento de fungos e bactérias com mais frequência na região das fraldas.

Esses micro-organismos se propagam com mais facilidade em dias mais quentes. Nesse sentido, as fraldas devem ser trocadas com mais frequência.

Outra medida é também dar mais banhos no pequeno nesse período.

Seguindo todos esses passos, com certeza as chances de haver assaduras em seu bebê serão bem reduzidas!

Se você gostou deste post, leia também este sobre a introdução de alimentos sólidos e o sono do bebê!