Conheça brincadeiras para bebês de até um ano

Por que brincar com o bebê é importante? As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento dos bebês. Elas estimulam as funções motoras, cognitivas, sociais e emocionais e não são apenas uma maneira de passar o tempo. 

Brincar é uma forma de o bebê ou a criança se expressarem e de interagirem com mundo.

É por meio das brincadeiras que os bebês fazem muitas descobertas, despertam os sentidos, interpretam os sinais que recebem e desenvolvem a imaginação e a criatividade.

Algumas mães podem ter dúvidas se já podem brincar quando o bebê ainda é recém-nascido, porque eles parecem tão quietinhos quando não estão chorando, mas a resposta é sim. As brincadeiras já podem ser promovidas desde os primeiros dias de vida. 

Vamos ver abaixo algumas brincadeiras que as mães e os pais podem utilizar com os pequenos, algumas são bastante intuitivas e adotadas pelos pais naturalmente.

Brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses

  • Músicas infantis

Você pode colocar uma música para bebê e cantar para ele segurando uma bonequinha de pano ou um bicho de pelúcia, como se eles estivessem cantando também para o bebê. 

  • Esconde-esconde

Os bebês até os seis meses adoram quando os pais brincam de esconder tapando o rosto com algum pano ou objeto e aparecendo de novo.  “Cadê a mamãe?”. “Cadê o papai?”. “Achou!”

  • Chocalho

O chocalho é ótimo para estimular a audição do bebê, eles começam a entender de onde vem o som e ficam bem atentos ao barulhinho. 

  • Pegar objetos

Nessa fase os bebês já conseguem segurar pequenos objetos. Você pode colocar um brinquedo em cima de um paninho, mas distante dele, para ver se ele puxa o pano para trazer o brinquedo para perto.

  • Massinha comestível

Outra dica de brincadeira de bebês é fazer em casa a massinha comestível. Até os seis meses de vida eles já conseguem segurar algumas coisas com a mãozinha e eles gostam de colocar tudo na boca. A massinha é feita com amido de milho, sal, água e corante. 

  • Brincar com água

Quando ele já conseguir se sentar sozinho, coloque ele sentado em uma toalha ou em um tecido e deixe-o perto de uma vasilha com água no chão para explorá-la. Ele vai jogar água por todos os lados, mas faz parte da brincadeira. 

  • Brinquedo de fazer bolhas

Essa é uma brincadeira bem simples e que deixa seu bebê entretido. É só soprar as bolhas de sabão e esperar as reações dele. 

Brincadeiras para bebês de 7 a 12 meses

  • Bolas

Você pode brincar de bola com o bebê jogando-a na direção dele para ele tentar pegá-la. Uma dica também é colocar várias bolas com tamanhos diferentes em uma caixa e deixar que ele mesmo pegue e jogue para fora da caixa. 

  • Caixa de papelão

Outra dica é fazer uma brincadeira com uma caixa de papelão grande para ele entrar e sair dela engatinhando. Alguns brinquedos que fazem barulho como guizos também podem ficar dentro da caixa para ele brincar dentro dela.

  • Brincar de tambor

Uma outra brincadeira para quando ele já consegue se sentar é colocar uma vareta na mãozinha dele com um tamborzinho no chão. Pegue outra vareta e mostre para ele como fazer barulho para ele tentar imitar. Esse brinquedo pode ser improvisado com objetos da própria casa, como vasilhas de plástico ou de alumínio e uma colher.  

  • Esconder os brinquedos

Quando ele estiver brincando com algum brinquedo, esconda o brinquedo embaixo de algum tecido ou de uma almofada um pouco mais distante para ele engatinhar até o objeto. 

  • Contar histórias

Você pode contar historinhas imitando vozes diferentes e mostrar para ele as figuras ou desenhos do livrinho. É uma forma de ele começar a identificar animais, personagens e objetos. 

  • Empilhar objetos

Nessa fase você pode utilizar alguns objetos geométricos e fazer uma pilha com quadrados, retângulos e cubos para ele derrubar ou tentar fazer uma pilha.

  • Castelo de cadeiras

Nessa brincadeira você faz uma fila com três ou quatro cadeiras da sala e coloca um cobertor por cima. Deixe o bebê em uma ponta e fique do outro lado para que ele engatinhe até você. 

Benefícios das brincadeiras para os bebês

Brincar com os bebês tem vários benefícios. As brincadeiras promovem naturalmente a aprendizagem, o desenvolvimento afetivo e da própria personalidade. Alguns dos benefícios de brincar com os pequenos são: 

  • estimular o cérebro e os sentidos do bebê, como visão, audição, tato, olfato e até paladar;
  • incentivar a linguagem e a comunicação verbal e não-verbal;
  • permitir a capacidade de concentração;
  • promover o senso de criatividade para resolução de pequenos desafios;
  • ajudar a desenvolver a coordenação motora;
  • deixar o bebê feliz.

Cada bebê tem suas próprias particularidades durante o crescimento e a divisão das brincadeiras em relação aos meses de vida não é rígida. Talvez alguns demorem mais para entender e para serem receptivos a determinadas brincadeiras para sua “idade”. É preciso respeitar o ritmo do neném.  

Espero que as informações tenham sido úteis! Brinque bastante com o seu bebê para que ele seja saudável e para que desenvolva habilidades para toda a vida.

Leia também esse post sobre cuidados com o recém-nascido!