Quando o bebê já pode dormir no quarto sozinho?

São vários os meses que os pais dedicam preparando o quartinho do bebê, seja para a decoração ou para a aquisição de todos os produtos e itens infantis de modo a deixá-lo confortável e aconchegante para o novo integrante do lar. 

Mas os bebês recém-nascidos não dormem inicialmente em um quarto separado e, então, surge a dúvida de quando o bebê já pode dormir no quarto sozinho.

É mais seguro que eles durmam em um berço no quarto dos pais até o 4º ou 6º mês. Geralmente eles já podem permanecer durante o sono em um quarto separado quando conseguem dormir uma noite completa sem acordar ou quando têm necessidade de mamar até duas vezes à noite. 

Caso a mãe queira, pode estender esse período até os 9 ou 10 meses, para facilitar o processo de amamentação no período noturno. Inclusive, há estudos que indicam que se o bebê dormir no quarto dos pais até 1 ano de idade o risco de Síndrome de Morte Súbita Infantil é reduzido pela metade. 

A partir dessa fase, o recomendado é que o bebê seja transferido para o seu próprio quarto para que se acostume e não estranhe o novo ambiente mais tarde. 

Dicas para transferência de quarto do bebê

O bebê precisa se adaptar ao novo cenário e ao novo espaço, por isso algumas etapas podem te ajudar a transferi-lo para que ele possa dormir sozinho sem que se sinta abandonado ou desprotegido. Confira nas informações a seguir quando o bebê já pode dormir no quarto sozinho!

Colocar o bebê para dormir no chão com você no seu quarto

A princípio pode parecer estranho, mas, neste método, antes de transferir o bebê para o quartinho dele, você pode deixá-lo dormir por três noites com você no seu quarto, em um colchão no chão. 

Dê preferência a um colchão não muito alto, ou coloque almofadas ao lado para proteção. 

Isso pode ser prático para quem tem apenas um berço que foi transferido para o outro quarto. Se ele chorar, não o coloque no berço ainda, nem em sua cama, até que ele se acostume a deixar o seu quarto. Coloque o bebê no seu colo até ele se acalmar e adormecer de novo.

Vale lembrar que não é bom que os bebês durmam na mesma cama que os pais, pois há o risco de ele cair ou mesmo de sufocamento. Se ele utiliza um colchão antirrefluxo, é só acomodá-lo ao seu lado no colchão improvisado no chão. 

Depois dessas três noites dormindo no chão, faça o mesmo agora no chão do quarto dele e durma com o bebê ali por três noites, em vez de transferi-lo direto para o berço. 

Quando ele dormir, não fique muito próxima dele, para ele se acostumar a ficar sozinho. Depois dessas etapas, pode colocá-lo na noite seguinte no berço. Ele não precisa estar já dormindo para que você o coloque lá. É uma forma de ele perceber o local. 

Faça sua cama no chão ao lado do berço para dormir no novo quarto perto dele. Se ele chorar, acalme-o no berço mesmo ou sente-se em uma cadeira para colocá-lo no colo. Não o leve para a cama improvisada no chão. 

Talvez você tenha que dormir ao lado dele no berço por algumas noites, mas depois dessa pequena rotina ele vai se habituar ao novo ambiente e você saberá  quando o bebê já pode dormir no quarto sozinho.

Há também outro método diferente, que não envolve dormir no chão com o bebê. Veja abaixo as dicas!

Explorando o novo local

Durante a sesta, leve o bebê para o berço do novo quarto uma vez por dia, para ele começar a se familiarizar com o ambiente.

Visite o novo quarto várias vezes ao dia com o bebê

Você pode utilizar o quarto do bebê para atividades como trocar fraldas, vesti-lo e brincar. 

Rotina do sono

Antes da transição para o novo quarto, normalmente nas 4 noites que antecedem a troca do local, adote uma rotina, na hora de dormir, de deixar o bebê no novo quarto e depois traga para o seu quarto. Essa rotina durante a preparação para o sono trará a sensação de que o local é seguro.  

Troca de quarto


Na primeira noite da troca de quarto, faça a rotina do sono em seu quarto e depois leve o bebê para o novo espaço. Esteja atenta para manter similares as condições ambientais como luminosidade, ventilação ou som ambiente, caso ele ouça músicas para dormir. 

Se ele chorar à noite, você pode trazê-lo de volta para o seu quarto. Na noite seguinte, repita a rotina do sono em seu quarto e depois o transfira para o novo quarto, até que ele se acostume.  

Agora você já sabe  quando o bebê já pode dormir no quarto sozinho. Ele precisa se adaptar aos poucos ao novo local, estar seguro, aconchegante e não se sentir desamparado nessa nova fase. 

Gostou deste post? Leia também este sobre estratégias para o bebê parar de chorar