4 estratégias do que fazer para o bebê parar de chorar

Todos os bebês choram e o choro persistente pode trazer ansiedade para os pais. Nessa hora, os pais devem manter a calma e tentar identificar qual é o motivo do choro para escolher a melhor estratégia para o bebê parar de chorar.

Quando o bebê chora significa que ele está com algum desconforto, que pode ser devido a fome, frio, cólica, irritação ou fralda suja. Nos meses iniciais do pequeno pode ser mais difícil saber as razões do choro, mas existem técnicas para ajudar nessa situação.  

Se depois de alimentá-lo e de trocar as fraldas ele continua chorando, temos algumas dicas do que você fazer para acalmá-lo. Confira!

1 – Fazer massagem no bebê

Você pode usar um óleo para corpo para fazer massagem no bebê para tranquilizá-lo. Esse contato produz relaxamento e conforto para o pequeno. 

Existe uma massagem indiana denominada Shantala que ajuda a estabelecer um vínculo afetivo entre os pais e o bebê na hora do choro. Ela deve ser realizada depois do banho e tem como vantagens ativar a circulação e aliviar cólicas. 

Para fazer a massagem, esfregue um pouquinho de óleo corporal nas mãos, para que elas deslizem, e aplique movimentos com os dedos pelo rosto, peito, tronco, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e nádegas, com movimentos suaves. 

Durante a massagem converse com o bebê. Nesse passo do que fazer para o bebê parar de chorar, dez minutos são suficientes para tranquilizá-lo e você pode adotar essa prática diariamente. Existem cursos específicos que ensinam como fazer essa massagem no bebê. 

2 – Segurar o bebê em um ângulo de 45º

O pediatra americano Robert Hamilton criou um método para bebês de até 3 meses de idade pararem de chorar. Essa técnica é implementada por ele há mais de duas décadas. Em um vídeo que viralizou há alguns anos, o médico pega bebês que estão chorando muito, utiliza o método e os bebês param de chorar em poucos segundos.

Para aplicar a técnica, você deve segurar o bebê na hora do choro e cruzar delicadamente os braços dele na frente do peito. Coloque uma mão sobre os braços do bebê. Com a outra mão, apoie as nádegas. Posicione-o no ar em um ângulo de 45 graus, voltado para o chão, de modo a impedir que a cabeça caia para trás, e balance suavemente de um lado para outro. 

Em seguida, sacuda levemente as pernas do bebê, sem fazer movimentos bruscos. Mova a criança no sentido horário e depois no anti-horário. Nessa dica do que fazer para o bebê parar de chorar, esse método deve ser aplicado somente até os três meses, pois depois disso os bebês estão mais pesadinhos para ficarem nessa posição. Confira o vídeo aqui

3 – Aproxime o bebê do seu peito

Colocar o bebê em proximidade com os batimentos cardíacos traz uma memória de quando o bebê os ouvia quando ainda estava na barriga da mãe. O vínculo que existe entre o bebê e a mãe é um poderoso calmante e essa posição pode proporcionar alívio também se combinada com movimentos de ninar no colo. 

Outras dicas são colocá-lo em um sling e caminhar lentamente com o bebê e fazer movimentos sutis de vai e vem. Você pode cantar uma musiquinha também enquanto ele está próximo de você. Tenha o cuidado para não balançá-lo demais, pois o ir e voltar excessivos podem causar tontura no bebê.

4 – Chupeta

Outro sugestão do que fazer para o bebê parar de chorar é envolver o bebê em uma manta, para que ele se sinta acolhido, sem deixá-la apertada demais. Depois, dê uma chupeta, caso ele esteja chorando muito, ou ajude-o a sugar o dedo, para distrai-lo do choro. 

Nesse momento, você pode também fazer ruídos de “shhh”, que é um som que lembra o que o bebê ouvia durante a gestação, ou fazer outros sons com a boca, como o mantra “om”, de forma repetitiva. 

Certifique-se de que o neném esteja confortável, sem que sinta calor, frio ou que permaneça muito tempo na mesma posição. Além disso, o ambiente deve ser tranquilo, de forma a evitar locais com barulhos e muita iluminação. Bebês que vivem em locais silenciosos tendem a ser mais calmos.

Vimos até aqui algumas dicas do que fazer para o bebê parar de chorar. Se você já tentou de diversas maneiras que o bebê se acalme e ele ainda continua chorando com frequência, é sempre recomendável buscar a ajuda de um pediatra. 

Outros fatores podem fazer com que ele chore, como dores decorrentes de inflamação, refluxo gastroesofágico, dores de ouvido e questões que os pais podem não identificar sem consultar um médico. O choro prolongado pode trazer danos ao sistema nervoso, pois o organismo do bebê produz muito cortisol quando chora excessivamente. 

Então, é sempre bom investigar a causa, uma vez que os bebês não conseguem se comunicar verbalmente e os pais devem estar atentos aos sinais que a criança emite. Além disso, os pais não devem ficar tensos e irritados quando o bebê chora, nem sacudi-los ou perder a paciência com o neném. A perturbação dos adultos não contribuirá para acalmar o bebê. 

Se você gostou deste post, leia também este sobre prevenção de acidentes domésticos com bebês!