Saiba como lidar com os primeiros dentinhos do bebê

Quando os primeiros dentinhos do bebê começam a nascer ele pode ficar mais irritado, sentir dor, chorar com mais frequência e se sentir incomodado ao ter que se alimentar. 

Os primeiros dentes do bebê nascem geralmente entre os seis e nove meses de vida, mas pode acontecer de nascerem antes, aos quatro meses, ou depois, no máximo até um ano. Caso não nasça nesse período, um dentista para crianças deve ser consultado. 

Os sintomas do nascimento dos dentes podem conter desde um simples desconforto e inflamação até febres. Ocorre o aumento da produção de saliva e redução de apetite. O período de erupção dos dentinhos é de 2 a 3 dias e a gengiva pode ficar inchada e sensível ao toque. Como lidar com essa situação?

Antes de tudo, os pais devem ter muita paciência com o bebê, principalmente se ele tiver mudanças de humor. 

O que fazer se o bebê sente coceira e dor na gengiva

Uma opção para aliviar a irritação são os mordedores. Os mais recomendados são os que têm água no interior e devem ser colocados na geladeira por cinco minutos antes serem usados pelo neném. 

A temperatura mais geladinha alivia os sintomas de dor e inchaço nas gengivas, mas o mordedor não deve ser colocado no freezer, pois se estiver congelado pode causar queimaduras na boca do bebê. As frutas geladas também ajudam a aliviar a dor. 

Os mordedores também auxiliam no desenvolvimento muscular da boca e da face. Além disso, pode-se fazer massagem na gengiva do bebê com uma dedeira própria. Uma outra medida indicada é o uso de babador. Como os bebês produzem mais saliva nesse período de surgimento dos dentes, ele pode ser bastante útil. 

Se os pais percebem que o filho está muito incomodado com o nascimento dos dentinhos, existem medicamentos anestésicos que podem ser aplicados com a indicação de um profissional, como um odontopediatra. Entretanto, é preciso muito cuidado ao administrar os remédios pastosos para que o neném não faça a ingestão desses cremes. 

Cronograma dos primeiros dentinhos

Os primeiros dentinhos que aparecem normalmente são os incisivos centrais inferiores, ou seja, os que se localizam na parte de baixo e no meio da boca. Enquanto os incisivos cortam os alimentos, os caninos perfuram e os molares esmagam a comida.

De modo geral, os dentes surgem na seguinte ordem:

  • 6-8 meses: incisivos centrais inferiores;
  • 8-12 meses: incisivos centrais;
  • 9-13 meses: incisivos laterais superiores e inferiores;
  • 10-16 meses: molares superiores e inferiores;
  • 16-20 meses: caninos superiores e inferiores;
  • 20-30 meses: segundos molares superiores e inferiores. 

Todos os vintes dentinhos já devem ter nascido até os 5 anos de idade. Após os seis anos eles começam a cair e nascem outros. 

Higiene bucal dos bebês

Quando nascem os primeiros dentinhos podem surgir algumas dúvidas: devo levar o bebê ao dentista? Como deve ser a higiene bucal?

Existem modelos de escovas de dente para os meses iniciais de vida, inclusive a partir de zero anos. Elas são utilizadas para a escovação do bebê para remover bactérias e a mesma deve ser feita duas vezes ao dia. As escovas para bebês devem ser macias, com a cabeça pequena e devem ser trocadas a cada 3 ou 4 meses.

Há também pastas de dente próprias para bebês e o ideal é que tenham mais de mil partes por milhão (ppm) de flúor. A quantidade de pasta de dente aplicada é a que cabe na unha de um dedo mindinho do bebê. 

Alguns cuidados como não oferecer balas e doces em excesso ajudam a prevenir cáries. Mesmo o leite ingerido na mamadeira pode causar cáries se não houver cuidados de higiene bucal, principalmente se houver adição de açúcar e outras fórmulas diferentes do leite natural.

As cáries precoces podem surgir a partir de um ano de vida e, portanto, é preciso fazer visitas ao odontopediatra. A ida ao dentista pode ser de uma vez ao ano, mantidos todos os cuidados para a higiene de boca em casa. O profissional direciona os pais sobre como deve ser a escovação, entre outros cuidados. 

As chupetas devem ser usadas com cautela, pois podem causar alterações na arcada superior se usadas com muita frequência. Para saber mais sobre o uso das chupetas clique neste link

O nascimento dos dentinhos é um processo natural e não precisa gerar nenhuma preocupação aos pais, a menos que haja um desconforto muito grande nos dias em que acontece o processo de erupção, ou no caso da ausência de dentinhos após um ano de idade. 

Com os devidos cuidados para aliviar a dor do bebê e com a orientação de um odontopediatra essa fase será tranquila e sem grandes dificuldades para a mamães e os papais. Se o bebê estiver irritado, entenda o lado dele, afinal ele não sabe o que está acontecendo. 

Gostou deste post?  Saiba também como proteger o seu bebê do coronavírus.