Desmame infantil: como parar de amamentar?

Saber o momento certo para o desmame infantil e também como parar de amamentar sem maiores transtornos para o bebê é algo que pode gerar dúvidas para as mães. A amamentação é indispensável para o desenvolvimento do bebê e traz benefícios para as mães também. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, fornecer leite ao filho depois do parto contribui para que o útero da mãe volte ao tamanho normal, além de reduzir o sangramento. Para o bebê, a amamentação reforça laços afetivos com a mãe e o leite é fonte primordial de nutrientes até o sexto mês. 

A partir dessa idade, a alimentação do bebê deve se compor também de nutrientes sólidos e muitas mães optam por amamentar os filhos até os dois anos. O ideal é que a amamentação “prolongada” não comprometa a nutrição do bebê, que ocorre também por outras fontes depois do sexto mês de vida.

Neste post daremos algumas dicas de como parar de amamentar para que essa fase seja tranquila para a mãe e para o filho. Confira!

Quando a mãe deve parar de amamentar?

Não existe uma data certa para que a mãe pare de amamentar, mas o recomendado é que a partir dos dois anos o bebê já deixe o peito da mãe. Quando a mãe diminui o número de mamadas gradativamente, reduz-se a quantidade de leite materno que é produzido e ambos vão se adaptando a essa nova etapa.

Depois dos sete meses, você já pode trocar uma das mamadas durante o dia por alguma refeição. O mesmo pode ser feito nos meses subsequentes, substituindo um horário de amamentação por outra refeição.

A partir de 1 ano de idade a criança já come uma grande variedade de alimentos, inclusive a refeição dos pais. Nessa fase, a amamentação pode acontecer apenas quando o bebê acorda e antes de o bebê dormir. A amamentação noturna é a última a ser retirada pela mãe, pois o bebê se sente mais calmo se mamar antes de dormir.

Reduzir a duração das mamadas

Outra dica de como parar de amamentar é que haja diminuição na duração das mamadas. Desse modo, o desmame será gradual e não deve ser feito antes do sexto mês. 

O bebê vai aprendendo a se desapegar do leite materno, ao mesmo tempo em que não deixará de ser nutrido. A mãe pode reduzir, por exemplo, o tempo de 5 minutos da amamentação a cada semana. 

Deixar de oferecer a mama

Quando o bebê já tem um ano ou mais ele já tem uma alimentação bem diversificada. Então, se ele sentir fome, pode comer outro alimento em vez do leite materno. 

Para facilitar o desmame, você deve deixar de oferecer o leite e até mesmo evitar roupas que facilitem esse acesso para o bebê.

Outros alimentos podem saciar a fome do pequeno nessa fase de como parar de amamentar. Como consequência, ele sentirá menos necessidade de mamar durante o dia. 

Inclusive, após a idade de um ano o bebê pode também usar a mamadeira em vez do peito da mãe ao acordar e antes de dormir. Caso o bebê continue querendo mamar, você pode tentar distraí-lo com alguma brincadeira e preparar algo para ele comer. 

Leite no copinho

Durante o processo de desmame, a mãe pode oferecer o leite materno em um copinho, em vez de usar a mamadeira. Esse método do copinho é recomendado por médicos, uma vez que a mamadeira  pode trazer dificuldades de mastigação e de fala no desenvolvimento do bebê. 

Outras opções ao leite materno são os leites em pó, que possuem vitaminas semelhantes aos do leite da mãe. Se o bebê tem menos de um ano, não pode ingerir leite de vaca, pois sua digestão é mais difícil. 

Evite o desmame brusco

O desmame do bebê deve ser gradativo e, portanto, não deve ser feito de forma brusca nessa fase de como parar de amamentar. O bebê pode se sentir abandonado, inseguro e até mesmo rejeitado se a mãe decidir parar de amamentar de uma hora para outra.

O leite possui nutrientes importantes para o bebê e ajuda a fortalecer seu sistema imunológico, de modo a evitar doenças, por exemplo. É uma fonte complementar na alimentação que deve ser mantida até os dois anos.

A interrupção abrupta também pode ser prejudicial à mãe, que pode vir a desenvolver mastite ou acúmulo de leite nas mamas, o que causa dor na região dos seios.

Por fim, deixar de amamentar pode ser um processo mais rápido ou mais lento. Isso vai depender de como o bebê vai se adaptando à rotina e como está sua aceitação de outros alimentos além do leite materno.Gostou das dicas? Leia também este post sobre a introdução de alimentos sólidos e o sono do bebê!