Bebês não podem comer doces? Por que não dar açúcar para o seu bebê?

Para as mães que estão em dúvida sobre por que não dar açúcar para o seu bebê, basta saber que: os doces contêm calorias vazias.

Eles não acrescentam em nada em termos de nutrientes que o bebê precisa diariamente no organismo. Além disso, podem causar problemas como cáries e obesidade precoce.

As preferências alimentares são aprendidas desde a mais tenra idade. Então, não tenha dúvidas: os hábitos alimentares do seu filho hoje poderão afetá-lo por toda a vida.

Acompanhe a leitura para entender mais sobre o tema!

Por que não dar açúcar para o seu bebê: principais motivos

1.    Não proporciona hábitos alimentares saudáveis

As crianças têm uma tendência a preferir doces a outros sabores. E o açúcar tem um efeito “viciante”, pois libera altos níveis de dopamina no organismo, condicionando o paladar.

Se essa preferência for estimulada nos primeiros meses de vida, os bebês poderão rejeitar outras fontes de alimentos saudáveis, como frutas e vegetais.

Portanto, também não é recomendado oferecer para bebês frutas adicionando açúcar. Mamão com açúcar, abacate com açúcar, laranja com açúcar e outros exemplos similares devem ser evitados.

Crianças que consomem bebidas adoçadas no primeiro ano de vida, como refrigerantes ou sucos, adquirem esse hábito nos anos seguintes. Elas têm o dobro de chance de continuar a ingerir essas bebidas aos seis anos de idade. Os dados são do periódico JAMA Pediatrics.

Do mesmo modo, as que comem poucas frutas e vegetais no primeiro ano de vida tendem a continuar com esse padrão aos seis anos de idade.

Vale lembrar que os carboidratos que o bebê consome possuem a fonte de energia necessária em sua alimentação, sem que seja preciso recorrer a outros açúcares maléficos.

2.    Evitar a obesidade infantil

Às vezes oferecer um doce ou um refrigerante para o bebê pode parecer algo inocente, natural e corriqueiro. Você nem imagina que eles são, na verdade, vilões silenciosos.

Um estudo publicado na revista científica BMC Public Health indica que o consumo precoce de bebidas doces está associado à obesidade.

Esse é um forte motivo sobre por que não dar açúcar para o seu bebê, uma vez que a obesidade é a segunda maior causa de mortes no mundo. Ela ainda está associada a outras doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes e câncer.

O artigo “Obesidade Infantil: Uma Revisão Bibliográfica Sobre Fatores Que

Contribuem Para A Obesidade”, publicado em 2020 pela Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física, aponta para a mesma direção:

“(…) as taxas de obesidade em crianças e adolescentes em todo o mundo aumentaram de menos de 1% (equivalente a cinco milhões de meninas e seis milhões de meninos) em 1975 para quase 6% em meninas (50 milhões) e quase 8% em meninos (74 milhões) em 2016”.

Deixar para fornecer alimentos sólidos apenas depois dos seis meses ajuda a reduzir o peso médio de bebês com sobrepeso.

A amamentação nesse período é essencial para evitar o excesso de peso infantil.

3.    Evitar cáries

Outro motivo que vai fazer você pensar duas vezes antes de oferecer açúcar para o seu bebê: cáries.

Você não quer que seu bebê tão fofo tenha problemas a resolver no dentista quando os dentinhos estão começando ainda a nascer, certo?

Introduzir a sacarose de forma precoce em crianças eleva significativamente a ocorrência das temidas cáries. A constatação é de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O estudo foi realizado com crianças de 27 meses em média. 98% delas consumiram sacarose antes dos dois anos, 88% antes de um ano e 34% antes dos seis meses.

Por que não dar açúcar para o seu bebê? Os bebês que consumiram sacarose antes dos seis meses tiveram incidência maior de cáries. 14% dos pais da amostra de crianças procuraram atendimento odontológico para tratar esse problema.  Do total, 28% dos bebês tiveram lesões cariosas.

Os alimentos com sacarose que estavam presentes na dieta dos bebês com menos de um ano incluíam: açúcar branco, biscoito doce, bolo, gelatina, leite fresco tipo petit suisse, iogurte, leite fermentado com lactobacilos vivos e pão.

4.    Evitar risco de asfixia

Bebês que consomem doces duros ou mastigáveis, como chocolates, caramelos e balas, correm o risco também de asfixia.

Esse tipo de doce não deve ser oferecido ao bebê antes dos quatro anos. Como os bebês ainda não sabem mastigar corretamente, essas guloseimas podem escorregar pela garganta e a criança pode engasgar e se asfixiar.

Bebês com refluxo também tendem a engasgar com mais frequência. Então, você deve ter ainda mais cautela nesses casos.

Para conhecer o colchão antirrefluxo da Sogni D’Oro, clique aqui.

Alimentos que os bebês não podem comer

Agora você já sabe por que não dar açúcar para o seu bebê. Confira então uma lista de alimentos que o bebê não pode consumir até três ou quatro anos:

  • Doces, como balas, chocolates, bolos, leite condensado, tortas, sorvete e outros
  • Achocolatados
  • Refrigerantes
  • Adoçantes
  • Sucos industrializados e em pó
  • Mel
  • Bolachas recheadas

Se você precisa deixar seu bebê aos cuidados de outra pessoa, lembre-se de informá-la sobre essas questões alimentares. Nem todas as pessoas sabem como lidar corretamente com a alimentação dos bebês.

Espero que este post tenha sido útil! Deixe abaixo seu comentário e compartilhe essas informações com seus amigos!

Tags: por que não dar açúcar para o seu bebê, bebês não podem comer doces, doces na infância, obesidade infantil