Dicas de mamadeira para o bebê

Algumas dicas de mamadeira para o bebê podem ser muito úteis para esclarecer dúvidas que surgem entre as mães. Nem sempre é possível que elas estejam disponíveis para amamentar o filho, então acabam sendo necessárias outras opções para alimentar o bebê nessa fase.

A mamadeira pode ser utilizada quando o bebê por algum motivo não pode receber o leite diretamente da mãe ou como forma de auxílio e complemento à amamentação.

Neste post vamos entender alguns cuidados relacionados ao uso da mamadeira e também suas desvantagens. Acompanhe a leitura!

Quando dar mamadeira para o bebê?

A mamadeira deve ser utilizada apenas como último recurso caso não seja possível amamentar diretamente o bebê. Para as mães que amamentam normalmente, o leite materno é a principal fonte de alimentação do bebê pelo menos até os seis meses.

Uma forma alternativa de alimentar o bebê recomendada por especialistas nesse período é a de oferecer o leite extraído da mãe em uma colher ou copinho. Esses métodos também são aplicados na fase de desmame gradual do bebê, a partir de um ano de vida.

Porém, para alimentá-los com quantidades maiores que 50 ml provavelmente será necessário uma mamadeira. Você pode começar oferecendo 50 ml de leite e aumentar a quantidade se perceber que seu filho está com fome.

Qual mamadeira adquirir?

Uma dica de mamadeira para o bebê é que, para os que ainda mamam no peito e que estão na fase inicial do uso da mamadeira, deve-se optar por um bico com furo pequeno.

Desse modo, haverá pouca transferência de leite e o bebê será estimulado a fazer o movimento de sucção. Ao virar a mamadeira, você percebe que saem alguns pingos e não há um escoamento contínuo do leite.

Além disso, dê preferência ao bico ortodôntico, que permite maior elevação da língua do bebê.

É preciso esterilizar as mamadeiras?

As mamadeiras precisam ser lavadas e esterilizadas antes de serem utilizadas pela primeira vez e também após cada mamada.

Basta ferver as partes da mamadeira em uma panela com água durante cinco minutos ou utilizar um aparelho esterilizador.

O plástico que será esterilizado não pode conter bisfenol, uma vez que pode ser prejudicial à saúde do bebê. Depois dos seis meses do bebê, o utensílio pode ser esterilizado uma vez ao dia.

Com que frequência deve ser dada a mamadeira?

Nessa dica de mamadeira para o bebê, caso ofereça a mamadeira antes dos seis meses, o ideal é utilizar a apenas o leite extraído da mãe. Antes de um ano, o bebê não pode tomar leite de vaca. Então, uma alternativa também é o leite em pó próprio para bebês.

A mamadeira pode ser oferecida a cada duas ou três horas. Isso dependerá de quando o bebê sentir fome. Se ao usar a mamadeira não sobra nenhum leite, é possível que o bebê ainda esteja com fome e você pode começar a aumentar a quantidade de leite.

Como aquecer o leite da mamadeira?

Para aquecer o leite na mamadeira, coloque o leite materno ou o leite em pó com água em uma panela com água quente, sem ferver. A intenção é que a temperatura fique morna.

O micro-ondas não é indicado, pois pode haver um aquecimento de modo desigual do leite. Mas se for usar o micro-ondas você deve esquentar a mamadeira sem o bico e misturar bem depois de aquecer, antes de oferecê-la ao bebê.

É importante também que o leite fornecido não seja requentado nessa dica de mamadeira para o bebê.

Posição ideal para dar a mamadeira

Deixe o bebê sentado ou em posição semivertical, parecida com a posição que o bebê fica no colo quanto está amamentado.

Ele não deve estar deitado quando usar a mamadeira, pois pode se engasgar e ainda desenvolver otite, caso haja refluxo do leite e atinja a região do ouvido.

Até quando usar a mamadeira

O ideal é que a mamadeira seja usada pelo menor tempo possível e o indicado é retirá-la até um ano. Há alguns copos de transição que podem ser utilizados com a retirada da mamadeira. Eles possuem um bico e uma alça para que a criança segure e que facilita essa passagem.

Se o bebê tiver dificuldade em deixar a mamadeira, você pode retirá-la durante o dia e utilizá-la só à noite até que ele se acostume.

Mamadeira para bebês com refluxo

Outra dica de mamadeira para o bebê, para quem tem filho com refluxo, é que existem leites específicos para o bebê nesses casos.

Ele deve ficar em uma posição ereta ao usar a mamadeira. Além disso, quando for alimentá-lo escolha um lugar tranquilo, pois os bebês com refluxo tendem a se distrair durante a alimentação.

Antes de dormir, brinque um pouco com ele para que haja a digestão do leite antes do sono.

Saiba mais sobre colchões antirrefluxo aqui.

Riscos do uso da mamadeira

Alguns dos problemas causados pela mamadeira é a possibilidade de desmame precoce e a disfunção oral, quando o bebê confunde o bico da mãe com o da mamadeira.

Nesse caso, ao amamentar no seio da mãe ele pode ter dificuldades em retirar o leite, o que causa incômodos tanto para o bebê quanto para a mãe.

Tomar o leite na mamadeira para ele é mais simples e fácil, mas isso pode comprometer a força que se faz com os músculos da boca e, consequentemente, interferir no desenvolvimento motor da região.

Outros pontos que também vale a pena lembrar referentes ao uso da mamadeira é que o bebê pode se acostumar a respirar pela boca e isso pode causar problemas respiratórios no futuro, além adversidades no sono, na fala e no desenvolvimento dos dentes.

Gostou deste post com dicas de mamadeira para o bebê? Leia também este outro sobre como prevenir assaduras em bebês!